domingo, 26 de junho de 2016

Mousse de chocolate sem....quase nada

Acho engraçado as dietas que circulam por aí na net, bolos sem ovos, sem farinha, sem açúcar e sem..... sei lá mais o quê, sem quase nada....

O leite passou a bebida de soja e agora já vai nas bebidas de arroz, amêndoa..... 
O açúcar que foi substituído pelo amarelo, passou a mascavado e agora depois de passar por frutoses já vai na Stevia

Enfim, pressão do marketing é tal que agora toda a gente até é alérgica a alguma coisa, ao gluten, á lactose e sei lá a que mais, mesmo sem diagnóstico médico, vamos deixando de comer porque somos alérgicos e os produtos sem esses nutrientes ainda que caros, vendem como chocolate.

E por falar em chocolate, encontrei esta mousse por aí e eu que nem sou muito de embarcar nesse tipo de restrições da moda, achei esta mousse "engraçada" porque esta é mesmo sem quase quase nada :).

Leva mesmo só o chocolate e água, o chocolate tem que ser de excelente qualidade e no mínimo ter 70% de cacau, para emulsionar com a água, porque ou não resulta.


150gr de chocolate negro 70% cacau
1/2 chávena de chá de água.
Cubos de gelo

Meter cubos de gelo numa taça com água e dentro desta meter outra taça de inox ou vidro para ir arrefecendo.

Meter a água com o chocolate partido num tachinho ao lume  para derreter, mexendo sempre, o chocolate vai derreter, mas não se mistura muito bem com a água.

Quando estiver todo derretido transferir para a taça que está em cima dos cubos de gelo, bater muito bem, até fazer uma emulsão (mistura de gordura com água) e obter um creme, não bater demais para não ficar duro.

Transferir para uma taça de servir grande ou tacinhas pequenas está pronto a servir.

Diz nas receitas que, se se deixar de um dia para o outro e separar duas fazes, é só bater mais um pouco, eu deixei no frigorífico e não separou nada.

O meu ficou no frigorífico, porque ninguém apreciou muito, fica muito amargo e os gulosos cá de casa, gostam de coisas mais docinhas, no dia seguinte dei-lhe um toque diferente e já ficou melhor.

Juntei bolacha maria ralada e natas em chantilly por cima, coisa que já costumo fazer com as mousses normais e resulta bem
Não voltei a fazer, mas provavelmente se fizer com chocolate com menos cacau talvez fique melhor.

3 comentários:

  1. Realmente hoje em dia é só receitas "sem". Eu confesso que tenho tentado tornar os meus doces mais saudáveis mas não uso produtos que não conheço e confesso que adoçantes não fizeram sucesso por cá. Esta mousse achei muito interessante, nunca me passou pela cabeça :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa com o sabor desta mousse!!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, antes de abrir o teu post estava justamente a pensar nesta coisa de agora se abolir o gluten, a lactose, trocar os hidratos por super-alimentos, etc. Anda tudo doido! Eu quando comecei a minha reeducação alimentar para a perda de peso, não eliminei nada! Continuei a comer de tudo só que de forma mais regrada. Eu acho que o ideal é consumir um pouco de tudo para que nada falte ao nosso organismo! Mas de volta e meia fazer umas receitas diferentes! Essa é diferente e muito interessante e é claro que vou ter de experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)