Mousse de chocolate sem....quase nada

Acho engraçado as dietas que circulam por aí na net, bolos sem ovos, sem farinha, sem açúcar e sem..... sei lá mais o quê, sem quase nada....

O leite passou a bebida de soja e agora já vai nas bebidas de arroz, amêndoa..... 
O açúcar que foi substituído pelo amarelo, passou a mascavado e agora depois de passar por frutoses já vai na Stevia

Enfim, pressão do marketing é tal que agora toda a gente até é alérgica a alguma coisa, ao gluten, á lactose e sei lá a que mais, mesmo sem diagnóstico médico, vamos deixando de comer porque somos alérgicos e os produtos sem esses nutrientes ainda que caros, vendem como chocolate.

E por falar em chocolate, encontrei esta mousse por aí e eu que nem sou muito de embarcar nesse tipo de restrições da moda, achei esta mousse "engraçada" porque esta é mesmo sem quase quase nada :).

Leva mesmo só o chocolate e água, o chocolate tem que ser de excelente qualidade e no mínimo ter 70% de cacau, para emulsionar com a água, porque ou não resulta.



150gr de chocolate negro 70% cacau
1/2 chávena de chá de água.
Cubos de gelo

Meter cubos de gelo numa taça com água e dentro desta meter outra taça de inox ou vidro para ir arrefecendo.

Meter a água com o chocolate partido num tachinho ao lume  para derreter, mexendo sempre, o chocolate vai derreter, mas não se mistura muito bem com a água.

Quando estiver todo derretido transferir para a taça que está em cima dos cubos de gelo, bater muito bem, até fazer uma emulsão (mistura de gordura com água) e obter um creme, não bater demais para não ficar duro.

Transferir para uma taça de servir grande ou tacinhas pequenas está pronto a servir.


Diz nas receitas que, se se deixar de um dia para o outro e separar duas fazes, é só bater mais um pouco, eu deixei no frigorífico e não separou nada.

O meu ficou no frigorífico, porque ninguém apreciou muito, fica muito amargo e os gulosos cá de casa, gostam de coisas mais docinhas, no dia seguinte dei-lhe um toque diferente e já ficou melhor.

Juntei bolacha maria ralada e natas em chantilly por cima, coisa que já costumo fazer com as mousses normais e resulta bem.


Não voltarei a fazer, mas provavelmente se fizer com chocolate com menos cacau talvez fique melhor.



Pelo sim pelo não, para não perderem pitada por aqui, que vêm aí algumas novidades interessantes.
Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖

Comentários

  1. Realmente hoje em dia é só receitas "sem". Eu confesso que tenho tentado tornar os meus doces mais saudáveis mas não uso produtos que não conheço e confesso que adoçantes não fizeram sucesso por cá. Esta mousse achei muito interessante, nunca me passou pela cabeça :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa com o sabor desta mousse!!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Engraçado, antes de abrir o teu post estava justamente a pensar nesta coisa de agora se abolir o gluten, a lactose, trocar os hidratos por super-alimentos, etc. Anda tudo doido! Eu quando comecei a minha reeducação alimentar para a perda de peso, não eliminei nada! Continuei a comer de tudo só que de forma mais regrada. Eu acho que o ideal é consumir um pouco de tudo para que nada falte ao nosso organismo! Mas de volta e meia fazer umas receitas diferentes! Essa é diferente e muito interessante e é claro que vou ter de experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares