Castelo de Chaumont sur Loire

Vale do Loire é conhecido como o Jardim da França e o Berço da Língua Francesa. É também de realçar a qualidade do seu património arquitectónico, nas suas cidades históricas.

A paisagem do Vale do Loire e mais particularmente nos seus muitos monumentos culturais, ilustra um grau excepcional dos ideais do Renascimento e do Iluminismo na Europa Ocidental.

Entrar no recinto do castelo de Chaumont, percorrer os seus jardins e bosques e avistar estas torres, faz-nos pensar que estamos em um qualquer conto de fadas, as personagens devem estar mesmo ali à espreita na janela.







É uma zona que gosto, já visitei duas vezes, mas que tem muito para descobrir, a primeira vez visitei ChambordChenonceau e Amboise aqui, para além do castelo visitei o Clos Lucé, residência de Leonardo Davinci, onde se encontra uma exposição das suas invenções.
Na segunda vez no Vale, visitei Blois e o seu castelo, que mostrei um pouco 👉aqui.
Visitei também Cheverny e o de Chaumont sur loire.





Depois de se visitar muito, parecem todos iguais, o interior, o mobiliário, as pinturas, tudo muito parecido, acabamos por esquecer os pormenores, confundir um com outro, mas no global, são todos muito diferentes.






Chaumont sur Loire é um castelo de traça medieval, construído no sec. XV o seu fim era fortaleza, função proteger a cidade de Blois.

A arquitectura é muito bonita, o interior, pela sua principal função não é dos mais ricos.





Algumas salas do palácio foram transformadas em galerias de arte temporárias, esta era a exposição de arte presente quando visitámos.









Fazem parte do castelo as cavalariças, um dos locais que mais gostei de visitar em Chaumont.









Foram construídas em 1877, por Paul-Ernest Sanson, arquiteto do Príncipe e da Princesa de Broglie. Eram consideradas as mais luxuosas e modernas da Europa no final do século XIX. A selaria integra luxuosos arneses, feitos especialmente pela conhecida casa Hermès.











Exposição de coches antigos




Um pouco de história, uma exposição de fotografia sobre a história do castelo e região. 




Hortas comunitárias, um conceito muito antigo em França




Os jardins são lindíssimos e têm agora uma forte componente cultural, o castelo e o conservatório de parques e jardins, juntaram-se para assegurar uma gestão e animação cultural.

Todos os anos se realiza aí um festival internacional de jardins.



























Este castelo fica entre Blois e Amboise na margem do rio.






Para quem visita o vale do Loire tem uma grande oferta de alojamentos, aliás toda a França tem, muitos hotéis baratos de grandes cadeias, mas também as famosas chambres d`hote.

Para fica mesmo em Blois aqui no 👉booking temos uma enooorme oferta para hotéis a menos de 50 euros, hotéis básicos mas normalmente limpos suficientes para uma noite ou duas, destaco os Ibis budget os Kyriad e os Campanile  três cadeias em que a maior parte das vezes o quarto até é triplo pelo mesmo preço e há em muitas cidades.

Para quem quer viver o verdadeiro espírito do vale dos castelos, encontramos pequenos castelos por pouco mais de 200€ onde se pode dormir uma noite numa verdadeiro Chateaux por exemplo:
Para quem quiser ficar numa quinta antiga Le Relais de la Tour é uma opção diferente mas igualmente boa.


Comentários

  1. Que bela viagem... Conheço bastante bem a França, mas, os castelos ainda estão à minha espera.
    Caramba! Nunca mais consigo fazer todas as viagens que gostava...
    Obrigada. Como está aqui tudo é mesmo só ir.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilhosa foto reportagem,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares